top of page

Almoterapia

Por aqui, o risoto se tornou a comidinha do almoço das sextas-feiras. Se transformou em uma terapia, algo relaxante, o processo de organizar os ingredientes, colocar nos potinhos, fica tão lindo. Depois, dourar as primeiras gostosuras que entram na panela, os aromas invadem a casa, vou mexendo, mexendo, agregando o vinho, depois o caldo, tudo vai encorpando, até que plufth, entra a colherada de manteiga, aquele brilho! Depois, é só jogar duas boas porções de parmesão e partir para o abraço! Aí vai a minha receita básica. Experimente, faz bem pra cabeça, deixa o coração quentinho e a barriguinha mega feliz!


Não uso cebola, começo dourando algum ingrediente, tipo bacon, ou abóbora, picadinhos bem miudinho, por exemplo, em 2 colheres de sopa de azeite, depois acrescento 1 xícara de arroz carnaroli, refogo e acrescento 30 ml de vinho branco. A partir disso, vou agregando 3 xícaras de caldo de legumes fervente, mexendo sempre. Salgo a gosto, coloco 2 colheres de sopa de manteiga gelada, depois 50 gr de parmesão ralado grosso.


O segredo é depois do vinho, despejar a metade do caldo, reduzir o fogo e deixar cozinhar em panela sem tampa. Quando está quase seco, acrescento a metade do caldo restante. Mexo e quando seca novamente, acrescento o restante do caldo, sempre mexendo. A manteiga gelada cessa o cozimento, para que o arroz fique al dente. Se o risoto for de queijo, ou algo delicado como palmito, agrego antes da manteiga.














Os adesivos fofoléticos da Selva Encantada - leveza e boas energias para um rotina alegre e afetiva!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page