Jogo americano para casalzinho
- Ana, da Selva Criativa
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2020
Aprendi a cozinhar com uns 21 anos mas, só agora me considero uma cozinheira razoável e modesta rsrs. Mais nova, preferia fazer doces e, era boa nisso. Hoje, faço pratos salgados com prazer. Se existe uma comidinha que amo, prática, que tem uma pegadinha de sofisticação é o risoto. Risoto significa “pequeno arroz”, um prato italiano, da região da Lombardia, do século XI. A receita pede que se fritem levemente as cebolas e o arroz especial - no Brasil são o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano - em manteiga e, gradualmente, deitando caldo de carne. A receita mais tradicional leva açafrão - o Risotto alla Milanese - criada em um casamento, por puro acidente, creiam.
Já fiz com vários ingredientes, nunca com açafrão. Coloquei cebola, mas a plateia vibra mesmo, sem cebola, muita manteiga, queijo gorgonzola e parmesão, com cubinhos de bacon bem fritinhos, torradinhos, sequinhos. Sugestão perfeita para o jantar do dia 12 de junho. Aí vão as quantidades e o modo de preparo. Faz que é sucesso!
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz para risoto
⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
¼ de xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes caseiro
caldo de ½ limão
2 colher (sopa) de manteiga
azeite a gosto
1 xícara (chá) de parmesão no ralador grosso
sal e pimenta-do-reino a gosto
100 gr de bacon de bacon cortado em cubinhos e fritos no azeite, separadamente.
Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. Enquanto o caldo aquece, leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de manteiga, Adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa novamente até o arroz absorver o caldo. Repita o processo, acrescentando o caldo, de concha em concha, até risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, misture a manteiga, o queijo gorgonzola e queijo parmesão a gosto. Acrescente a metade do bacon em cubos, já fritos no azeite, em separado, e mexa delicadamente. Divida o risoto em dois pratos, disponha a outra metade do bacon no centro de cada um e sirva a seguir. Se quiser dar mais uma camada de textura, polvilhe um pouco mais de queijo gorgonzola fresco ou nozes sobre o risoto, na hora de servir. A gente se joga!


Esse kit fofolético é para montar uma mesinha romântica, em um jantar especial, um bom vinho, criar memórias afetivas, com todo o carinho pelo seu amor.
Comments