top of page

Festa doce com pudim de nuvem

Há uma infinidade de histórias fantasiosas relacionadas à comida. O primeiro contato de Alice com o país das maravilhas, por exemplo, é quando ela bebe e come algo de outro mundo, se não nunca conseguiria ter acesso ao reino. A história de João e Maria, então, com a casa de doces, é algo mágico!


Na Selva Encantada, também é assim, as fadas plainam o tempo todo, ora dançando, ora tocando flautas e, também cozinham doces gostosos para as festas que celebram a lua cheia.


A noite de ano novo será de lua cheia e nossas fadinhas preparam uma grande celebração, cheia de brilho e muita esperança! Amanhã farão pudim de nuvem, o doce predileto dos duendes, enquanto saboreiam, eles até levitam...


Pudim de nuvens adocicadas com calda de caramelo

Para o caramelo

¾ de xícaras (chá) de açúcar

¼ de xícara (chá) de água


Preaqueça o forno a 150 ºC (na casinha das fadas é uma fogueira bem pequenininha). Elas dissolvem a água com o açúcar, em uma cumbuca. Transferem para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de uns 24 cm de diâmetro.


Levam a fôrma ao fogo baixo e deixam a calda cozinhar, sem mexer, ficam por ali, fazendo algazarra, só olhando. Depois de 10 minutos a calda atinge uma cor dourada, maravilhosa.


Aí, seguram a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vão girando para caramelizar a base e as laterais. Literalmente uma festa, é a dança das fadas.


Para o pudim

10 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar


Fadinhas separam as claras das gemas, uma a uma. Batem as claras fazendo um mutirão de asas, concentradas embaixo da tigela mas, você, pode utilizar a velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal.


Quando as claras começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos - cerca de 10 a 15 minutos. Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem deligar a batedeira, bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme.


Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver para fazer um banho-maria para assar o pudim, por 1 hora ou até que fique bronzeadinho. Ele cresce bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. Depois de frio pode ir à geladeira.


As gemas reservadas são usadas, pelas fadinhas de luz, para o preparo da baba de moça que é a paixão dos duendinhos sapecas!

10 gemas

1 ⅓ de xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

¾ de xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro, o feito pelas fadas é especial.


Sobre uma tigela, passam as gemas pela peneira, sem pressionar. Descartam a película que ficou na peneira e reservam a tigela.


Numa panela pequena, dissolvem a água com o açúcar. Levam ao fogo alto e deixam cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio. Desligam o fogo e deixam esfriar por 5 minutos.


Depois, misturam o leite de coco à calda. Juntam as gemas, misturam bem e voltam à panela ao fogo baixo. Mexem, juntinhas, com uma colher de pau, por cerca de 8 minutos. Esse creme deve sair da panela na consistência de mingau, meio ralinho e, ser servido bem geladinho por cima do pudim de nuvem.


Começar com uma delícia dessas é FELIZ ANO NOVO, na certa! A Selva Encantada reúne todos os seres vivos e místicos emanando as melhores energias! A equipe da Selva Criativa te deseja harmonia, alegria, esperanças renovadas, fé na humanidade e, a confiança de que o mundo possa ser outro, com consciência e atitude!





25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page